Exposição fotográfica de Isabela Borghese será aberta neste sábado no Garapa

Isabela Borghese/Divulgação

Por Henrique Inglez de Souza

Isabela Borghese é um dos destaques do Ponto de Cultura Garapa deste sábado (13). A fotógrafa preparou a exposição Negro – Força e Fé, com 20 imagens que ilustram a expressão religiosa de matriz africana durante um Dia de Iemanjá na Bahia. A mostra é gratuita e será aberta às 16h30, permanecendo até o próximo dia 31 – com visitas agendadas. Veja abaixo o papo que tivemos com ela.

Qual foi o norte que direcionou a escolha das imagens que compõem a mostra?
Claudinho Coradini/Divulgação
Escolhi as que mais representam o que senti estando ali. Mesmo as imagens tendo sido feitas há dois anos, ao olhar cada uma, selecionava as que me levavam novamente àquele dia. Selecionei fotos que me traziam os cheiros, a brisa, as vozes e os batuques daquele lugar.

Além disso, o intuito também foi selecionar fotos que descrevessem melhor a força dessa crença tão antiga mas tão atual, que se renova naturalmente pelas gerações. Trazer essa realidade a Piracicaba me fez escolher cuidadosamente, buscando passar o que vivi ali para o meu povo. Assim como aqui temos o Divino como uma data tradicional e festiva, na Bahia, o Dia de Iemanjá é igual. Por que não trazer essa fé à Noiva da Colina?

O que seus olhos buscam, exatamente, quando tenta retratar um tema específico?
Busco mostrar o máximo de ângulos e situações que aquele tema propõe, dentro do meu alcance. Gosto de marcar as emoções, as expressões, os olhares. Diante disso, tento colocar a minha forma de fotografar ali, a minha identidade, a qual quando as pessoas se depararem com as fotos, saberão que são minhas.

O que acha mais especial ou pitoresco nas suas fotografias?
Acho que não há nada mais especial do que enxergar fotos em tudo o que vejo. Parece que estou sempre olhando através do visor de uma câmera. É uma mania de enquadrar tudo o que enxergo [risos]. Mas na verdade, não gosto tanto de responder esse tipo de pergunta, porque acho que dá margem a uma interpretação egocêntrica do que eu disser. Vou deixar para quem for à exposição responder. Afinal, ao propor uma mostra, me interessa saber como o público foi tocado.

Negro – Força e Fé faz parte da ocupação artística promovida pelo Nécessaire Coletivo Teatral durante o mês de agosto no Ponto de Cultura Garapa. O grupo é formado pelas atrizes Naiara Lima, Gláucia Santos, Mayra Kristina Camargo e Iolanda Carla. As atividades ocorrerão sempre nos finais de semana, sendo o pontapé inicial neste sábado (13). Além da mostra fotográfica, a programação terá a palestra gratuita Travessias e Identidades – África e Brasil (17h), com Antônio de Paula Filogênio Júnior, e a festa dançante Dance Raízes (19h), com a DJ Paina, cujos ingressos custam R$ 7 e podem ser adquiridos no local.

Ponto de Cultura Garapa
Rua Dom Pedro II, 1.313 – Alto
Informações e agendamento: (19) 3377-2001

Comentários

Postagens mais visitadas