Apaixonados por vinho [coluna]: Champagne, espumante e sidra

Acervo PiaparaCultural


Por que não posso chamar todos os vinhos espumantes de Champanhe, não é a mesma coisa? E outra coisa: qual é a diferença entre espumante, frisante e sidra? – Ana Cintra

Ana, obrigado pela sua mensagem! De uma maneira geral, os vinhos podem ser separados em dois grandes grupos: tranquilos e espumantes. Os tranquilos não apresentam pressão interna e comportam-se como se estivessem em estado de repouso. Os espumantes, devido ao processo de fabricação, exibem formação interna de bolhas de gás carbônico, o que resulta em constante geração de espuma. 

O Champagne é um tipo de espumante exclusivamente da região francesa da Champagne, por isso tem a primazia de levar o nome desta. Somente espumantes da região da Champagne, elaborados pelo processo champenoise, podem levar no rótulo a denominação “Champagne”. Mesmo sendo da lá, mas não seguindo à risca os procedimentos desse método, os demais espumantes são chamados de “vin mousseux”. E em outras regiões do mundo, o vinho é classificado como espumante. Trata-se de uma questão de vinhos de uma determinada origem que seguem procedimentos padronizados e oficializados. Nenhum espumante de qualquer outra origem pode levar a denominação de Champagne. 

Espumantes, frisantes e frisantinos são vinhos não tranquilos, ou seja, com pressão interna na garrafa e que, quando servidos, espumam na taça. Os primeiros espumam mais devido à pressão interna de 5 a 6 kg por cm2; os frisantes menos pela pressão menor, de 2,5 a 4 kg por cm2; e os frisantinos, levemente frisantes, de 1 a 2,5 kg por cm2. 

Cidra é uma fruta diferente da uva e sidra é a bebida resultante da cidra e que não é vinho.
Abraço, e saúde!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Coluna semanal do Sérgio Inglez de Souza
Mande suas dúvidas que ele responde: piaparacultural@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas