Pamonha Groove Trip#3 leva rock autoral à Rua do Porto nesta sexta

Reprodução

Por Naiara Lima

Como aquecimento para o Festival Pamonha Groove,  ainda sem data marcada, Piracicaba terá na próxima sexta-feira (8), às 22h, uma noite rock. Trata-se do Pamonha Groove Trip#3, que reúne as bandas Alarde (São Paulo/SP), Trompa de Falácia (Campinas/SP) e O Sonho de Xirley (Piracicaba/SP), além da discotecagem de Vinyl Attack. O evento acontecerá na Sede da União Porto F.C., que fica no último bolsão de estacionamento da Rua do Porto. 

Segundo o produtor cultural e organizador do festival, Eduardo Rangel, a iniciativa surgiu para suprir uma carência do município por espaços e programações multiculturais. "Percebi que existia um público em potencial muito forte, além das bandas, do histórico musical e da cena alternativa local. Só faltavam lugares para a realização desses eventos", explicou ao PiaparaCultural.

Para dar conta de tanta diversidade, nasceu, em 2014, o Festival Pamonha Groove. Já o Pamonha Groove Trip é uma iniciativa que, de acordo com Rangel, introduz o público à experiência do festival. Confira a entrevista em que ele detalha a história do evento e as perspectivas para este ano.

Qual é a proposta do Pamonha Groove?
É um festival multicultural que promove a integração das artes. Apesar da predominância da música, buscamos dar cada vez mais espaço a outras propostas. A multiculturalidade está presente desde a representação artística e musical até a origem do nosso público, formado principalmente por pessoas do interior paulista. A ideia é ceder espaço para bandas e artistas locais e, assim, valorizar o que é produzido na nossa região. Priorizamos quem faz trabalhos autorais, por conta da dificuldade que existe no mercado destes de mostrarem suas obras. Queremos divulgar e democratizar esse trabalho e promover a integração entre os artistas.

A primeira edição do festival aconteceu no Alto da Serra de São Pedro e contou com 15 bandas, uma atração internacional e um público médio que foi satisfatório para a estreia. Já na segunda, em outubro de 2015, nosso público dobrou, chegando a 700 pessoas em dois dias de evento, e contou com 25 atrações. Provavelmente em outubro deste ano será realizada o terceiro Festival Pamonha Groove.

Fale das experiências anteriores com o Pamonha Groove Trip.
Estamos na terceira edição do PGTrip. Na primeira, trouxemos para a cidade a banda Liniker e os Caramelows, que estourou no segundo semestre de 2015 e se tornou um fenômeno nacional em pouco tempo. O show foi um sucesso, tanto de público quanto pela humildade dos artistas e pelas bandas que toparam fazer a abertura. Tornaram a noite ainda melhor! Na segunda edição, trouxemos os uruguaios Mandinga Jazz, os piracicabanos The River Ratman e o Cigana, de Limeira/SP, e novamente fomos surpreendidos pelo público.

Por que optaram pela Rua do Porto para realizar o Pamonha Groove Trip#3?

Os eventos que têm acontecido na Rua do Porto fazem parte do PGTrip. Já no caso do festival, não haveria como realizar algo desse porte naquele espaço, principalmente diante da proposta que temos de trabalhar com dois palcos e camping. Mas, voltando ao PGTrip, na verdade, a proposta é circular pela cidade, por isso tem esse nome, “trip”. Refere-se a viagem, a aventura, é um projeto itinerante. A Rua do Porto é tradicional em Piracicaba e rica em cultura, então ficamos muito satisfeitos em incluir esse roteiro na nossa programação de aquecimento.

Como escolheram as bandas para o show desta sexta?
A escolha das bandas baseou-se na afinidade de estilo entre elas. Todas fazem rock autoral e as músicas são cantadas em português. Porém, cada uma dá ênfase em determinado segmento do rock, que é um gênero bem amplo, passando pelo progressivo, indie, stoner e o psicodélico. Sem dúvida, a década de 1970 é uma fonte de inspiração comum a todas elas.

Nas edições do Pamonha Groove Trip, procuramos explorar novas vertentes musicais, novos arranjos e experimentações. Por exemplo, em nossa estreia, com o Liniker, que faz um som rotulado como soul music, incluímos na mesma noite uma dupla de rap e uma banda de música brasileira contemporânea.

A intenção é mostrar que as possibilidades são múltiplas dentro do campo musical, numa tentativa de quebrar um pouco aquela rotina dos bares e casas noturnas que tocam sempre a mesma coisa, sempre os mesmos arranjos, e as tribos acabam não interagindo entre si.

Serviço

Pamonha Groove Trip#3
Bandas: Alarde, Trompa de Falácia, O Sonho de Xirley e discotecagem de Vinyl Attack
Data: 08/04 (sexta)
Horário: 22h
Local: Sede da União Porto F.C.
Endereço: Av. Alidor Pecorari, 1.879
Ingressos: R$ 10 (vendas somente no local e na hora do show)
Informações: (19) 98224-4554 ou facebook.com/pamonhagroove

Comentários

Postagens mais visitadas