Rio Grande resgata as origens do blues com show acústico nesta quarta


Jarine Sass/Divulgação

Por Henrique Inglez de Souza

A Rio Grande faz show acústico na noite desta quarta-feira (20), no Na Casa Dela. Claudio Formiga, Thiago Barros, André Godoy e Marcelo Bida iniciam a performance às 21h. A promessa é a de um resgate das origens do blues, quando se improvisava, inclusive, nos instrumentos utilizados. Portanto, o público experimentará uma sonoridade específica, provavelmente exótica aos ouvidos de muitos.

Thiago detalhou ao PiaparaCultural qual será a receita do quarteto de logo mais: "O Formiga usa um violão Parlor, que é menor do que os convencionais e que foi bastante usado pelos bluseiros até a década de 1950. O André Godoy, além de uma grande variedade de gaitas cromáticas e diatônicas, toca violão em algumas músicas. Eu utilizo um contrabaixo acústico, instrumento de um dos maiores compositores e letristas da história do blues, Willie Dixon. Já o Bida usa vassourinhas em vez de baquetas para tocar a caixa. Ele também usa um washboard, que é literalmente uma tábua de lavar roupa (algo bastante aproveitado nas origens do blues e do jazz). Toca-se com dedais e conta com alguns ‘acessórios’ acoplados: uma campainha e uma pequena frigideira. Para fechar a sessão rítmica, temos o cajón, originário do Peru."

Para o repertório, a Rio Grande preparou uma miscelânea das propostas de shows que costuma fazer. "É composto por músicas do tributo ao Robert Johnson, faixas dos nossos dois discos, Rainy Day e Rose’s Cafe, e clássicos do blues, como I'm Tore Down, do Freddy King, Crosscut Saw, do Tommy McClennan, I Can't Be Satisfied, do Muddy Waters, e Rock Me Baby, do B.B. King", conta o baixista. "Trabalhamos as versões para adaptá-las aos instrumentos que usaremos. Portanto, algumas ficaram realmente diferentes do que apresentamos. Além disso, o formato acústico é bem mais próximo do público, permitindo um diálogo com quem estiver nos assistindo." 

O Na Casa Dela fica na avenida Independência, 1.572, no bairro Alto. O telefone para informações e reservas é o seguinte: 3411-8066.

Comentários

Postagens mais visitadas