Apaixonados por Vinho [coluna]: sobre os cálices


Tem cálice certo para tomar cada tipo de vinho? E aquela história de ter um jeito correto para segurar o cálice, é real ou é frescura? – Dorothy Resende

Dorothy, obrigado pela mensagem!
Há desenhos de taças específicos para cada tipo de vinho, e há explicação para isso. Num grande rasgo, os tintos são mais concentrados e mais ricos em componentes. Liberam uma gama razoável de aromas, entre eles aromas complexos que reclamam uma dose de paciência e aplicação do bebedor ou degustador para identificá-los e classificá-los. Já os brancos são de corpo mais leve e menos estruturado, e exalam aromas delicados, muitas vezes bem elegantes e finos. A liberação destes fluxos aromáticos é menos intensa. Por isso, as taças de vinho tinto têm um bojo maior, para conter a carga aromática mais intensa, enquanto que as taças de brancos têm o bojo menor, para concentrar o volume menor de aromáticos.

Os espumantes, por sua vez, não são de uma grande intensidade aromática, mas são avaliados pela liberação de correntes ascendentes de pequenas bolhas de gás carbônico. Se a taça é do tipo antigo, rasa e larga, a espumação dura pouco tempo, gerando o fator de qualidade chamado persistência de característica curta (logo se esvai). Por isso, para a apreciação destes, a taça tem bojo maior e a boca mais acima e reduzindo a saída dos gases. Para os apreciadores profissionais ou metidos a, a taça ISO é de bojo alargado e boca mais fechada, e serve para todos os tipos de vinho. 

Sobre segurar a taça corretamente, sem deixar o dedinho saliente..., pega-se pela haste a fim de evitar aquecer o vinho com o contato direto da mão no bojo. Alguns mais afetados, seguram a taca pela base sem incorrer em frescuras de fazer poses e trejeitos artificiais.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Coluna semanal do Sérgio Inglez de Souza
Mande suas dúvidas que ele responde: piaparacultural@gmail.com
 

Comentários

Postagens mais visitadas