'Uma Lição de Vida': exibição gratuita com mediação de pedagoga no Sesc Piracicaba

Reprodução

Baseado na trajetória do queniano Kimani Maruge, Uma Lição de Vida trata da vontade de aprender de um homem de 84 anos. O filme será exibido gratuitamente nesta quarta-feira (25), às 14h, pelo projeto Arte e Expressão – Trabalho Social com Idosos, do Sesc Piracicaba. Haverá mediação da pedagoga Márcia Vieira.

Maruge ficou conhecido como o homem mais velho a se matricular em uma escola primária. Tornou-se modelo da campanha de educação em sua terra natal e uma referência no mundo inteiro. Morreu em 2009, aos 90 anos, depois de diversas lutas e conquistas – além de aprender a ler, foi um dos combatentes em prol da libertação de seu país. 

Uma Lição de Vida traça essa história a partir da fusão entre passado e presente. O filme é uma correalização entre Estados Unidos, Inglaterra e Quênia de 2010, sob a direção Justin Chadwick. Interpreta o estudante veterano o ator Oliver Litondo. Já Naomie Harris faz a professora que ajuda o idoso. 

Sinopse – Em uma pequena escola fundamental no topo de uma remota montanha no Quênia, centenas de crianças se acotovelam por uma chance de ter a educação gratuita recém-prometida pelo governo do país. Um novo candidato causa rebuliço quando bate à porta da escola. É Maruge (Litondo), um antigo veterano Mau Mau (como era chamado o grupo que lutava pela libertação do Quênia). Aos 84 anos, ele deseja aprender a ler. Depois de lutar por seu país, agora sente que tem o direito de obter a educação que lhe foi negada por tanto tempo – mesmo que isso signifique se sentar numa sala de aula ao lado de crianças de 6 anos de idade.

Comovida com seu pedido apaixonado, a diretora Jane Obinchu (Harris) apoia sua luta para se matricular. Juntos, eles enfrentam a violenta oposição de pais e autoridades que não querem desperdiçar uma vaga de escola com um homem tão velho. Cheio de vitalidade e humor, o filme explora as relações extraordinárias que Maruge constrói com seus colegas quase 80 anos mais jovens. 

Por meio de sua jornada, somos levados de volta no tempo, até a chocante história não contada da ex-colônia britânica, 50 anos antes, quando Maruge lutou pelo Quênia. Acabou nas condições cruéis e extremas dos campos de detenção. Veja o trailer logo abaixo.

Serviço

Exibição do filme Uma Lição de Vida (The First Grader, 2010 – no Brasil, 2014)
Direção: Justin Chadwick
Quando: 25/05 (quarta)
Horário: 14h
Local: Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 102 min
Informações: (19) 3437-9240

Comentários

Postagens mais visitadas