NX Zero: "Estamos indo por uma direção diferente musicalmente", diz Fi


César Ovalle/Divulgação

Por Henrique Inglez de Souza

O NX Zero virá a Piracicaba pela segunda vez. A banda será a atração de encerrando do palco externo da Virada Cultural Paulista, no domingo (22), às 18h30. Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra), Dani Weksler (bateria), Caco Grandino (baixo) e Fi Ricardo (guitarra) promovem seu mais recente álbum de estúdio, Norte (2015). O trabalho será executado na íntegra, juntamente com sucessos do tipo Razões e Emoções e Cedo ou Tarde. Veja o papo que tivemos com o guitarrista Fi.

Quando vocês misturam as canções que marcaram a carreira com as do disco novo, que tipo de impressão têm em relação ao amadurecimento da banda?
Que podemos deixar algumas músicas fora do setlist sem prejudicar o show. Não estamos presos a ter que tocar todos os singles da carreira.

Qual é o NX Zero de Norte?
Seguro, objetivo, dançante, sexual, orgânico... Por aí vai!

A sonoridade está mais definida. Faixas como Meu Bem, Personal Privê, Vibe e Breve Momento exemplificam a qualidade nos arranjos, letras e timbres. O que considera fundamental para esse resultado?
A pré-produção foi fundamental para criarmos uma unidade na linguagem das músicas. Quando fomos gravar, já estávamos bem resolvidos a respeito dos timbres, dinâmicas e intenções de cada faixa. Daí foi apenas curtir e aproveitar o momento da gravação.

Há um quê vívido de anos 1980 no repertório. O rock nacional daquela década foi uma fonte de inspiração para as novas canções?
Nos inspiramos em bastante coisa de soul music, groove, loops. Essa foi a base para o disco.

Por que o excesso de produção deixou de ser menos tentador e quiseram gravar o álbum ao vivo?
Já tínhamos começado a fazer tudo ao vivo no EP que gravamos antes do Norte. E para chegarmos à sonoridade que queríamos para esse disco, seria fundamental gravamos ao vivo novamente. Foi uma escolha baseada no que queríamos para o novo trabalho.

Há aspectos aos quais se sentiam de alguma forma presos, inseguros, e que agora estão mais à vontade?
Não, apenas estamos indo por uma direção diferente musicalmente. Diante disso, o repertório do show fica mais completo tendo mais músicas do Norte. Além de tudo, estamos muito empolgados com essa nova fase, e isso é transmitido naturalmente no palco.

Comentários

Postagens mais visitadas