Mostra no Sesi Piracicaba: entrevista com o artista Eduardo Bajzek


Reprodução

Por Henrique Inglez de Souza

Resta menos de duas semanas para o fim da mostra Traço e Música, no Sesi Piracicaba. O evento é gratuito e conta com obras de Eduardo Bajzek, ilustrador e desenhista premiado em 2005 pela American Society of Architectural Illustrators. O público tem até o próximo dia 13 para conferir o universo dos músicos que tocam nas ruas, nos bares e nas casas noturnas retratado pelo artista. As visitas ocorrem de terça a sexta, das 10h às 17h, e em dias de espetáculos no teatro. Nós conversamos com Bajzek sobre o seu trabalho.

Por que retratar os músicos que escolheu?
A escolha se deve principalmente pela disponibilidade visual que tenho do músico no local. Se posso escolher o local onde sentar, planejo um pouco mais quem irei retratar e sob que ponto de vista.

Eduardo Bajzek (arquivo pessoal)
Você toca algum instrumento musical?
Eu tocava violão, e toquei guitarra também. Hoje o violão está encostado em um canto da sala. Às vezes, fico com vontade de tocar, mas infelizmente falta tempo e disciplina para isso.

O que acha mais musical da sua arte?
Quando trabalho com lápis grafite, gosto do ritmo mais lento e constante, o que me faz lembrar de alguns tipos de música mais meditativa, como motetos e cantos gregorianos.

O quanto música e pintura se aproximam?
Ambas são expressões momentâneas do artista, quando imersas em si mesmas e no contexto em que se encontram. Quanto mais concentradas e presentes, mais natural e particular será essa expressão. Se o músico se distrai, desafina ou perde o ritmo. Com o pintor/desenhista ocorre o mesmo.

Se eu te pedisse para fazer um paralelo, qual seria o estilo musical que melhor ilustra o seu traço/pincelada?
Depende da técnica que estou usando. Como disse acima, se uso grafite em um trabalho de sobreposição de camadas, posso imaginar um moteto ao fundo. Se uso markers, posso atuar mais energicamente, e aí um rock funciona bem. O blues e o jazz criam um ritmo gostoso de seguir com os pinceis, lápis etc. Já me percebi seguindo o ritmo e a energia da música nessas ocasiões. Apesar disso, dependendo da situação, tenho que ficar em silencio total para me concentrar.
Reprodução

Serviço

Exposição Traço e Música
Artista: Eduardo Bajzek
Data: até 13 de maio
Horário: 10h às 17h (terça a sexta)
Local: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600
Informações: (19) 3403-5928
Grátis

Comentários

Postagens mais visitadas