Maria Alcina faz show grátis neste sábado em Piracicaba; leia a entrevista


Paola Prado/Divulgação

Por Henrique Inglez de Souza

Uma das grandes divas da música brasileira, Maria Alcina apresenta-se neste sábado (7) no Sesi Piracicaba, às 20h. A cantora passeará por seus grandes clássicos e por algumas novidades, embalada com o espetáculo Nós Gostamos de Você!. A entrada é franca. 

São mais de 40 anos de carreira, e a intérprete nunca parou de se reinventar – já se aventurou até mesmo na música eletrônica, mais recentemente, com o grupo Bojo. Eis uma história movimentada cujo estouro inicial aconteceu em 1972, durante o Festival Internacional da Canção, quando arrancou calorosa reação da plateia graças à sua leitura para Fio Maravilha, de Jorge Benjor. O capítulo mais recente chama-se De Normal (Bastam os Outros), disco que saiu em 2014 e que rendeu um DVD em 2016.

Simpática, sorridente e de uma voz docemente firme, Maria Alcina conversou com o PiaparaCultural.

Mais de quatro décadas na estrada. É muita época atravessada, hein?
É, e o ponto em que a minha carreira chegou deve-se ao fato de que houve um momento que não tive mais o amparo de gravadora. Fiquei livre, solta, mas não esmoreci nem perdi a capacidade de falar "não tenho disco, porém, se surgir a oportunidade de fazer um show e me convidarem, eu vou". Mantive a chama, e estou aqui. Então, nesse sentido, você tem razão: é uma estrada bem trilhada [risos].

Essa irregularidade é interessante. Mostra que prevalece mesmo a vontade de se continuar a arte, independentemente se com um disco.
O artista é artista, né? Se não tem um caminho, tem outro, porque a gente está aqui para fazer assim mesmo. Quando saí do Maracanãzinho [1972], com todo o sucesso do Festival, um contrato com gravadora, divulgação do trabalho, foi maravilhoso! Foi o que me sustentou quando não tive mais isso. A televisão também me ajudou. Enquanto não tinha espaço em um disco, era chamada para fazer alguma música do meu repertório já consagrado na televisão. Fui bastante convidada para ser jurada – do Bolinha, por muitos anos do Programa Raul Gil, de quase todos os programas, e investi na imagem. Então, não fiquei esquecida para o público.

Paola Prado/Divulgação
O que é ótimo, porque o tratamento para com a cultura, no Brasil, de uma forma geral, é bem precário.
É, mas também temos que fazer a nossa parte, sabe? Não tem lugar para cantar aqui, mas tem lá no fim do mundo. Você vai onde tem, entendeu? Não tem palco, só chão – você canta no chão! Tem uma lata de querosene, você sobe na lata de querosene e canta! Eu fiz isso. Não fiquei presa. Sabia da minha história, do que tinha feito, mas não podia ficar dependendo disso. O que também me salvou – aí, sim, me apeguei muito –, foram as minhas músicas de sucesso – Fio Maravilha, Alô Alô, Kid Cavaquinho, É Mais Embaixo, Bacurinha, Prenda o Tadeu. Aprendi a trabalhar no palco como personagem também para criar um motivo para as pessoas irem me ver [risos]. É gostoso!

Você despontou nacionalmente em 1972. Como é ver e sentir um Maracanãzinho inteiro vibrar?
Não sei o que senti. Eu cantava na boate Number One, onde fui descoberta pelo dono da casa, Mauro Furtado. O Solano Ribeiro [produtor e idealizador de importantes festivais de MPB dos anos 1960 e 1970] me viu lá e me convidou para ser lançada no Maracanãzinho, no Festival Internacional da Canção. Fui muito bem assessorada, com aquela banda e tudo à minha volta. Entrei bem tranquila, alegre, feliz de estar ali [no festival]. De vez em quando, vejo no YouTube e me arrepio com aquilo. Até hoje falo: "Meu Deus, como é que fiz isso?" [risos]. A gente não tem noção da emoção que rola – não tenho ainda. Não sei falar para você. Sabe aquela fase da vida em que tudo dá certo? Você cai, dá certo; você levanta, dá certo; você empurra, dá certo; te empurram, dá certo... Tudo dá certo!

Hoje você se sente mais crítica e exigente ou mais tranquila em relação à sua voz, à sua carreira?
No momento, estou bem. Estou numa gravadora – Nova Estação – e sinto que vou amadurecendo cada vez mais. Tenho descoberto melhor a minha voz, que tem uma potência bem grande. Com a idade, ela está até me ajudando mais. Estou melhorando. Não é que ficamos exigentes... Percebo mais a questão do público, que vai aumentando, pois é quem já me conhece e leva o filho, o neto. E há ainda o pessoal que me descobriu na internet – a internet ajuda demais! Quando fiquei sem gravadora e ninguém se interessou mais em gravar comigo, poderia ter parado ali e ficar me lamentando hoje. Mas não! Fui à luta, entendeu? Batalhei e estou aqui. Se me sinto muito bem, foi porque cacei e consegui. Sou feliz por isso!

De Normal (Bastam os Outros), de 2014, deu uma aproximada entre a Maria Alcina e as novas gerações. O quanto o público mais jovem e a modernidade te influenciam?
Não sei explicar. Se tenho a oportunidade, me jogo, fico junto. O que não sei, aprendo para poder fazer. Sou cantora, intérprete, tudo misturado, então, a sonoridade só vem a favor. Quando fui convidada para trabalhar com o Bojo, em um festival chamado Contradição, não os conhecia, e simplesmente aceitei.

No que a música eletrônica te fisgou?
Tenho uma coisa que me ajuda bastante em qualquer situação: muito senso de ritmo. Tenho um senso de ritmo forte e um ouvido bem musical. É claro que há situações em que não entro. Música é ciência. Você precisa ter noção: nem tudo podemos.

De onde vem esse seu lado sempre apoteótico e espalhafatoso, no bom sentido?
Não sei. Sempre fui assim, mas acho que aprendi com os tropicalistas. A minha geração absorveu muito aquilo tudo. Na minha casa não havia rádio, e quando meu tio passava por lá deixava o dele. Eu pensava que as pessoas estavam cantando dentro do rádio... Você ouvia a Elis Regina com Arrastão, aí chegava a Maria Bethânia daquele jeito, e os tropicalistas, a Vanusa, que se jogava no chão para cantar... Acho que aprendi um pouco dali.

O espetáculo atual celebra de que maneira a sua carreira?
Para Nós Gostamos de Você!, que é o show que farei no Sesi Piracicaba, tenho um trio bem formado e com muita identidade – o Sérgio Arara [violão, efeitos], Gustavo Souza [bateria] e Andrey Rodrigues [teclado]. A ideia surgiu do seguinte: às vezes, em outros trabalhos, as pessoas me pedem as músicas que gostam e que já conhecem da Maria Alcina. Aí o Cervantes Sobrinho sugeriu de criar um espetáculo em cima disso. Também, lógico, aproveito para mostrar material novo. Há músicas com o Bojo, um arranjo diferenciado para Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, do Sérgio Sampaio, uma homenagem a Carmem Miranda, que sempre foi uma tônica do meu trabalho. É um show que, nisso, celebra os meus 43 anos de carreira.

Serviço

Maria Alcina em Piracicaba
Quando: 07/05 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi Piracicaba
Endereço: Av. Luiz Ralph Benatti, 600
Informações: (19) 3403-5928
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas