Sesc Piracicaba: veja a programação para a Virada Cultural Paulista 2016

Nelson Triunfo e suas danças urbanas (foto: divulgação)

Por Naiara Lima

A programação do Sesc Piracicaba para a Virada Cultural Paulista 2016 inclui música, dança, teatro, exposições, filmes e literatura. Serão 14 atividades, as quais se iniciam às 18h do sábado (21) e seguem até o final do domingo (22) – o último evento começa às 17h30. 

Mato Seco (divulgação/site oficial da banda)
O gerente da unidade, Fábio Rodrigues, destacou durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (19) que as atrações musicais são o principal atrativo. Ele citou as bandas Mato Seco e Matuto Moderno, sem esquecer da variedade de atividades no roteiro. "O Sesc se coloca como mais um espaço que vem agregar à riqueza da programação da Virada Cultural Paulista. É um momento de festa, até mesmo para os funcionários, que saem da rotina."

No primeiro dia haverá a apresentação de danças urbanas e um grande baile ao som de hip hop, soul, funk, com Nelson Triunfo (18h). Sábado ainda acontece o projeto Trovadores do Miocárdio, com o escritor e performer carioca Fausto Fawcett, o cronista Xico Sá, o compositor Junio Barreto e o DJ Eduardo Beu (19h). A programação continua com o show de reggae do Mato Seco (20h) e a exibição do filme O Abraço da Serpente (22h).

No domingo é a vez da contação de histórias do Mister "Ai" (11h), a intervenção de literatura Milhor, com o Grupo Caixa de Imagens, a partir do universo criativo do escritor Mário de Andrade (12h e 14h), o espetáculo de circo Pé de Palhaço, com a Cia. Pelo Cano (14h), a peça-instalação Horário Nobre (15h), o show do Matuto Moderno, que apresenta composições autorais embaladas por passos de catira – com a participação dos Favoritos da Catira e do violeiro Índio Cachoeira (16h). Para finalizar a Virada no Sesc Piracicaba, a exibição de  Mad Max – Estrada da Fúria, filme vencedor de seis prêmios no Oscar deste ano (17h30). 

Douglas Utescher (divulgação)
Em ambos os dias acontece a exposição Ugra Zine, com aproximadamente 250 zines de países ibero-americanos selecionados do acervo da Ugra Zine Fest, bem como a oficina de fanzine com o editor, livreiro, designer, produtor cultural e membro da Ugra Press (https://ugrapress.wordpress.com/ugra-zine-fest), Douglas Utescher (sábado, às 16h e 22h, e domingo, às 10h).

SERVIÇO

Virada Cultural Paulista - Sesc Piracicaba
Quando: de sábado (21), às 18h, a domingo (22), às 18h
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Informações: (19) 3437-9240

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado e domingo

Artes Visuais
A exposição traça um panorama da gravura contemporânea brasileira, com recorte focado em suas principais técnicas e desdobramentos. Composta por 48 trabalhos do Acervo Sesc de Arte Brasileira realizados a partir da década de 1970, a mostra pretende observar como a arte contemporânea brasileira problematizou as articulações entre forma e conteúdo.

Sábado: 18h às 22h15
Domingo: 9h30 às 18h
Área de Exposições
Livre para todos os públicos
Grátis

Entre Paredes - Acredite na Humanidade
A parede da Comedoria transforma-se em lugar destinado às artes plásticas e abre espaço para diferentes técnicas e estilos. A cada dois meses um artista é convidado para mostrar um pouco do seu trabalho. Com traços gestuais e intuitivos, a artista Renata Egreja procura criar um universo orgânico, lúdico e colorido.

Sábado: 18h às 22h15
Domingo: 9h30 às 18h
Comedoria
Livre para todos os públicos
Grátis

Ugra Zine
Exposição com aproximadamente 250 zines de países ibero-americanos selecionados do acervo da Ugra Zine, realizadora do Ugra Zine Fest, evento anual voltado a fanzines do mundo inteiro, na capital paulista.

Sábado: 18h às 22h15
Domingo: 9h30 às 18h
Espaço de Tecnologias e Artes
Livre para todos os públicos
Grátis

Oficina de zine
Além da exposição, Utescher, que é editor, livreiro, designer, produtor cultural paulistano e membro da Ugra Press (editora e loja especializada em quadrinhos e contracultura), ministra oficina sobre como planejar um zine ou uma publicação independente – desde a concepção do projeto, diagramação até a distribuição e divulgação e também mostra trabalhos que utilizam técnicas delicadas.

Sábado: 16h e 22h
Domingo: às 10h
Inscrições no local com 1 hora de antecedência

Sábado

Nelson Triunfo - As Danças Urbanas, do Soul ao Hip Hop
Ícone da cultura black brasileira, Nelson Triunfo vai comandar um baile como os de antigamente: ao som de muito hip hop, soul e funk, com direito a passinhos coreografados que serão ensinados para a plateia. A apresentação vai mostrar diversas variações dos estilos, como popping, locking, b.boy e waacking, com a participação de dançarinos. O DJ Cleitão é quem vai cuidar das picapes de onde vão sair clássicas como Sex Machine, de James Brown, Let's Get It On, de Marvin Gaye, e Mandamentos Black, de Gerson King.

Horário: 18h
Comedoria
Livre para todos os públicos
Grátis

Trovadores do Miocárdio
Encontro entre música e poesia com o escritor e performer carioca Fausto Fawcett, o cronista Xico Sá, o compositor Junio Barreto e o DJ Eduardo Beu. A performance consiste em crônicas e textos inspirados em músicas que falam sobre o amor e seus desdobramentos.

Horário: 19h
Comedoria
Livre para todos os públicos
Grátis

Mato Seco
A banda formou-se em meados de 2002, na cidade de São Caetano do Sul (SP), e apresenta canções com letras de cunho social, cantadas em português. O Mato Seco aposta numa musicalidade baseada no reggae de raiz, diluindo influências de Bob Marley e Peter Tosh a uma forma brasileira de fazer reggae e dialogando com o que há de contemporâneo no gênero. Durante sua trajetória, o grupo gravou os discos Mato Seco (2006), Seco Mas Não Morto (2009) e Seco e Ainda Vivo (2012). Nesse show, apresenta composições do disco mais recente, além de sucessos dos trabalhos anteriores.

Horário: 20h
Comedoria
Não recomendado para menores de 16 anos (será permitida a entrada apenas se acompanhados do responsável legal)
Grátis

O Abraço da Serpente (El Abrazo de La Sierpente, 2016/dir: Ciro Guerra)
Elenco: Nilbio Torres, Antonio Bolívar e Yauenkü Miguee.

Karamakate, um xamã amazônico e último sobrevivente de sua tribo, vive na selva em isolamento voluntário. Sua vida muda com a chegada de um pesquisador americano que procura uma planta sagrada. Juntos, eles embarcam numa jornada ao coração da Amazônia, na qual passado, presente e futuro estão ligados, e na qual Karamakate vai recuperar lembranças esquecidas. Baseado nos relatos dos exploradores Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes. Vencedor do prêmio da CICAE, na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes.

Horário: 22h
Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis (retirada de ingresso com 1 hora de antecedência)

Domingo

Milhor
Com o Grupo Caixa de Imagens

A partir do universo criativo do escritor Mário de Andrade, o grupo constrói com o público o seu palco. Na performance, dois atores peregrinam por caminhos diferentes, até unirem-se no momento da instalação, que se dá quando o público segura o palco-cenário – uma cabaça – no qual Ci, uma boneca de aproximadamente 7 cm, vive sua trajetória e presenteia seus espectadores.

Horários: 12h e 14h
Itinerante
Livre para todos os públicos
Grátis

Contação de Histórias - Mister “Ai”
Pedro adorava brincar com seu smartphone, videogame, tablets e todo tipo de tecnologia. João adorava jogar bola, brincar de inventar brinquedos com sucatas e criar suas próprias brincadeiras. João dizia que aquele negócio de tecnologia não estava com nada. Pedro achava os jogos do João meio sem graça. Será que eles vão conseguir se entender?

Horário: 11h
Comedoria
Livre para todos os públicos
Grátis

Pé de Palhaço
Cia. Pelo Cano

O novo espetáculo reúne esquetes criadas pelas palhaças Emily (Vera Abbud) e Manela (Paola Musatti) durante suas intervenções com os Doutores da Alegria, Jogando no Quintal e Sampalhaças. As artistas trabalham juntas há mais de 20 anos e trazem na bagagem números clássicos de circo, criações próprias e muita criatividade, convidando o público a participar dessa tarde de alegria.

Horário: 14h
Parque Lúdico
Livre para todos os públicos
Grátis

Horário Nobre
Cia. Contraponto

A peça-instalação acontece no interior de um barraco no qual vivem dois homens: Zé, um catador de sucata e Rato, um malandro. Um aparelho de tevê antigo e quebrado, mudo e sem imagem, no meio do espaço. O espetáculo traz um questionamento sobre a vida filtrada pelo que se vê, ouve e lê. O público, como se estivesse a espiar por um buraco de fechadura, observa um recorte do mundo, de seu próprio mundo, nos dias que correm.

Horário: 15h
Estacionamento
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis (retirada de ingresso com 1 hora de antecedência)

Matuto Moderno
Há mais de 15 anos na estrada, a banda tornou-se a mais representativa na fusão da viola caipira com o rock’n roll. Nesse show, toca composições autorais embaladas por passos de catira que se transformam em potentes grooves. O grupo se apresenta ao lado dos Favoritos da Catira e do violeiro Índio Cachoeira, que anos atrás integrou uma das mais famosas duplas caipiras do país, Cacique e Pajé.

Horário: 16h
Comedoria
Livre para todos os públicos
Grátis

Mad Max – Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015/Dir: George Miller)
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron e Zoë Kravitz

Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa na tentativa de salvar um grupo de garotas, que o tirano Joe usava como parideiras. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo. Vencedor de 6 prêmios no Oscar 2016.

Horário: 17h30
Teatro
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis (retirada de ingresso com 1 hora de antecedência)

Comentários

Postagens mais visitadas