Sesc Piracicaba: clássico de Chaplin com acompanhamento ao vivo nesta quarta

Alexia Santi/Divulgação

A exibição de O Circo, clássico da era do cinema mudo dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin, terá o acompanhamento ao vivo do pianista brasileiro Tony Berchmans (foto). O filme poderá ser visto nesta quarta-feira (25), às 20h, no Sesc Piracicaba. A atividade faz parte da programação da Semana Mundial do Brincar, que vai até sábado (28).

O músico terá o desafio nada fácil de improvisar em sincronia a sua abordagem às cenas. Em se tratando de uma produção sem falas, a responsabilidade aumenta, uma vez que é o piano o elemento responsável por preencher o vazio do silêncio, sublinhando cada emoção.

A iniciativa, acompanhar filmes mudos, compõe o Cine Piano. O projeto foi criado por Tony Berchmans em 2010. Desde então, ele já se apresentou em espaços culturais dos mais variados pelo Brasil, entre os quais o MIS (Museu da Imagem e do Som/SP) e unidades do Sesc e Sesi, além da Virada Cultural pelo estado e no município de São Paulo. Em 2013, foi uma das atrações do NattJazz 2013, tradicional festival de Bergen, na Noruega. No ano seguinte, viajou à Itália e à Romênia, onde se sagrou no Transilvania International Film Festival, o mais importante evento de cinema daquele país. O pianista, compositor e produtor é autor do livro A Música do Filme – Tudo o Que Você Gostaria de Saber Sobre a Música de Cinema. 

A exibição de O Circo com Berchmans será no teatro do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155 – Centro). A entrada é gratuita e há a necessidade de se retirar o ingresso uma hora antes. A classificação é livre e o local comporta 150 lugares.

Ficou curioso? Tenha uma ideia de como funciona assistindo ao trailer abaixo (em inglês, com legenda). 
 

Comentários

Postagens mais visitadas