Palestra na Empem aborda a história da dança no próximo dia 23


Sylvia Masini/Divulgação

Por Henrique Inglez de Souza

A Escola de Música Maestro Ernst Mahle (Empem) recebe na quarta-feira (23) a palestra Do Balé Clássico à Dança Contemporânea: Um Breve Passeio na História da Dança. Ministrado por Julia Giannetti, bailarina, professora e Mestra em Dança pela Unicamp, o evento acontece das 19h30 às 21h30. A entrada é gratuita, e a inscrição antecipada deve ser feita pelos telefones (19) 3424-2306 ou (19) 9-8140-6298. 

"Essa é uma oportunidade de conversar sobre o desenrolar da dança na história da dança ocidental", comenta ela. "Por meio de vídeos e imagens escolhidas para ilustrar esse processo, a palestra nos aproxima dessa abordagem artística e reflete acerca de como o corpo em movimento ganha diferentes sentidos e representações." 

Divulgação
Sobre a cena de Piracicaba, a bailarina acredita que a dança contemporânea ainda esteja "germinando".  "Poucas pessoas têm acesso a ela, tanto na prática como na apreciação", explica. "Não há tantos artistas/criadores em atuação na cidade, são poucas as apresentações em nossa atividade cultural, e isso dificulta ainda mais a aproximação do público com a expressão." 

Para ela, é preciso estimular e aumentar o contato com a dança, de maneira que as pessoas se tornem abertas a essa forma alternativa de conhecimento. "A dança é tida como uma das mais antigas manifestações do homem, que, em seus primórdios, dançava em todos os momentos solenes de sua existência – como a guerra, a paz, a semeadura e a colheita, as festas religiosas ou não. Assim, com esse 'passeio histórico' proposto pelo evento, poderemos entender como essa expressão se desenvolveu como linguagem artística", completa. 

Balé Clássico à Dança Contemporânea: Um Breve Passeio na História da Dança é capitaneada pela Apreciando Arte, cujo responsável é o professor Fábio San Juan. Ele vem regularmente oferecendo cursos e palestras sobre História das Artes. A Empem fica na rua Santa Cruz, 1.155 - Bairro Alto.

Comentários

Postagens mais visitadas