Apaixonados por vinho [coluna]: Na hora de escolher o vinho...


Olá, pessoal!
Recebi a mensagem de um leitor do PiaparaCultural interessado em dicas para comprar um vinho errando o mínimo possível na escolha. Seu nome é Paulo Camargo, de Piracicaba, e se diz leigo no assunto. Ele escreveu:

Estou no supermercado, diante de prateleiras repletas de vinhos dos mais variados preços e países. Não entendo nada do assunto e gostaria de comprar um que fosse bom. Tem como eu escolher um que seja o mais acertado possível sem conhecer nada de vinho? Como?

Caro Paulo, tem, sim! Para você aumentar as chances de acertar na escolha do vinho, observe os seguintes aspectos:

- Prefira os secos brancos, rosês ou tintos

- Teor alcoólico de 11% para cima (melhor ao redor de 13%)

- O tipo: os vinhos finos são feitos com uvas viníferas, enquanto que os de mesa são elaborados com uvas americanas e são inferiores

- Nacionais: gaúchos ou catarinenses

- Importados: os que custem a partir de R$ 30 

- Prefira os que tenham denominação de origem controlada: AOC, DOC ou DOCG

- Indicação geográfica: significa uma região oficialmente demarcada e internacionalmente reconhecida como produtora de determinados vinhos a partir de variedades genuinamente locais. Por exemplo, Bordeaux, na França, produz vinhos Bordeaux somente com Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. Os vinhos das regiões demarcadas devem trazer essa origem bem especificada no rótulo para o apreciador saber efetivamente de onde vêm.

Espero ter ajudado.
Grande abraço e ótima Páscoa! 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Coluna semanal do Sérgio Inglez de Souza
Mande suas dúvidas que ele responde: piaparacultural@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas