Batom, Lápis & TPM 2016: mulheres do mundo em destaque no humor gráfico


Reprodução

Por Naiara Lima

Um total de 48 artistas de doze países, incluindo o Brasil, integram a programação da 6ª Batom, Lápis & TPM, em Piracicaba/SP. A mostra de humor gráfico é promovida pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e poderá ser visitada gratuitamente a partir desta sexta-feira (18), às 19h30. As obras ficarão expostas no Armazém 5 do Parque Engenho Central, até 9 de abril. 

"A iniciativa nasceu para valorizar o papel da mulher no universo das artes gráficas, e é, também, uma forma de homenagear a todas, artistas ou não, pelo seu dia internacional, comemorado em 8 de março", explicou a secretária da Semac, Rosangela Camolese. Ainda segundo ela, a cada ano é possível sentir uma "receptividade maior dos participantes".

A edição deste ano contará com obras da Alemanha, Itália, Espanha, Guatemala, Bélgica, Colômbia, Egito, Rússia, China e Irã, que, depois do Brasil, é o país com o maior número de artistas na mostra. Neste link você encontra informações completas de todas as selecionadas. 

Arte de Nani Mosquera
Sobre as temáticas abordadas em Batom, Lápis & TPM, Rosângela explicou que a liberdade de escolha contribuiu para a variedade das temáticas expostas. "Este ano, algumas obras retratam relacionamentos: a mulher no mercado de trabalho e suas multifunções (profissional, mãe, esposa etc.), além de tecnologia, mensagens poéticas e caricaturas de figuras femininas marcantes, como Frida Kahlo e Marilyn Monroe”, completou.

Batom, Lápis & TPM ainda contempla outras duas exposições paralelas, Amely, Uma Mulher de Verdade (no mesmo local), de Pryscila Vieira, e Magola, 20 Anos Sem Meias Palavras (na Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba), da espanhola Nani Mosquera. 

SALÃO DE HUMOR - Batom, Lápis & TPM integra a programação de atividades ligadas ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que está com inscrições abertas para a edição deste ano.  Também estão abertas as inscrições para o Salãozinho de Humor, mostra infantil de desenhos voltada a estudantes de 7 a 14 anos.


Serviço

Batom, Lápis & TPM. Abertura no dia 18 de março, às 19h30. Local: Armazém 5 do Parque Engenho Central (av. Maurice Allain, 454 - Centro). Visitação: até 9 de abril, gratuita, de terça a domingo (incluindo feriados), das 13h às 17h. Informações:  (19) 3403-2615/3403-2620.

Mostra Parelela – Amely, Uma Mulher de Verdade, de Pryscila Vieira (Brasil). Visitação: de 18 de março a 9  de abril, gratuita, de terça a domingo (incluindo feriados), das 13h às 17h. Local: Armazém 5 do Parque Engenho Central (av. Maurice Allain, 454, Centro). Informações:  (19) 3403-2615/3403-2620.

Mostra Paralela – Magola, 20 Anos Sem Meias Palavras, de Nani Mosquera (Espanha). Visitação: até 10 de abril, gratuita, na Rodoviária Intermunicipal de Piracicaba (av. Armando Salles de Oliveira, 2.344 - Centro). Informações:  (19) 3403-2615/3403-2620.

Comentários

Postagens mais visitadas