Curumin: mistura dançante entre o novo e o antigo nesta sexta em Piracicaba


Curumin (Rafael Rocha/Divulgação)

Por Naiara Lima

Para quem gosta de dançar e conhecer misturas inusitadas de estilos, Curumin toca na noite desta sexta-feira (9). O show será às 22h, na Sede União do Porto Piracicaba. Promovido pela Dolores House, a abertura fica por conta da DJ Paina e o encerramento da Boatinha da Dodô. A programação promete movimentar o público pela madrugada com sonoridades que transitam entre afrobeat, dub, funk e hip-hop, além de música brasileira. 

O multi-instrumentista Luciano Nakatan, o Curumin, divulga o disco Arrocha (2012). Apesar do nome, que lembra o gênero bem comum nas noitadas sertanejas, o material caminha numa direção diferente. "O título tem a ver com essa coisa do pressionar, do arrochar, do apertar junto ao corpo com força", explicou o músico ao PiaparaCultural. "Procurei no dicionário e tem essas informações. Achei que caía bem ao álbum. Tem um pouco dessa brincadeira com o ritmo, de origem no Nordeste, sem dúvida, mas também há essa intenção de destacar o som pesado, que pressiona e envolve você."

O registro teve inspiração na ancestralidade, a partir da observação da natureza e de sua influência nas culturas humanas. Questionado sobre de onde costuma tirar suas referências, se no novo ou no antigo, ele disse: "Busco tanto no novo quanto no antigo – inclusive, nos mais antigos, nas músicas folclóricas". Curumin valoriza estar em contato com as melodias "mais básicas e mais simples, mais elementares, porque trazem coisas antigas, que nem conseguimos dimensionar, mas que são importantes". 

Apesar disso, sua relação com o contemporâneo é perceptível nos trabalhos que faz. "Sem dúvida, o novo também me atrai, também preciso me colocar dentro dessa linha da história. Estou no aqui e agora, com muita influência da tecnologia e de músicas novas, de artistas novos, de uma cena nova que existe, daquilo que as pessoas vêm falando e que querem escutar", completa. 

Arrocha tem produção de Zé Nigro, Lucas Martins e Curumin, e conta com as participações de Gui Amabis, Edy Trombone, Ricardo Herz, Russo Passapusso, Céu, Anelis Assumpção e Arnaldo Antunes. O álbum dá continuidade à pesquisa e à referência às antiguidades orais iniciada em seu segundo CD, Japan Pop Show (2008) – já o debute, Achados e Perdidos, saiu em 2005. 

Para o organizador do Pamonha Groove, Eduardo Rangel, que apoia o show, as atrações de abertura e de encerramento mantêm a pegada. "Será uma celebração da música brasileira, já que ambas são especialistas nesse estilo – para dançar muito e curtir a noite inteira. O som do Curumin mistura diversas coisas, como samba e bossa nova, e por isso nada mais justo do que colocar em uma mesma noite vertentes da música brasileira", comentou.

Serviço

Curumin em Piracicaba
Abertura de DJ Paina e encerramento com Boatinha da Dodô
Quando: hoje
Horário: 22h
Local: Sede União do Porto Piracicaba
Endereço: Rua Beira Rio, 1.879 – Rua do Porto (último bolsão de estacionamentos)
Ingressos: R$ 30
Pontos de venda: Dolores House (Tel.: 2537-2574), Fractal Music Wear (Tel.: 3301-0176) e Fishing Exprees (Tel.: 3426-6277)
Informações: (19) 2537-2574 (Dolores House) ou neste link

Veja abaixo o clipe de Afoxoque.

Comentários

Postagens mais visitadas