Sábado tem oficina e show com viola brasileira e cravo no Societá Italiana


Redação
Foto: Divulgação

A Societá Italiana promove neste sábado (5) uma oficina, às 16h, e uma apresentação, às 20h30, com Ricardo Matsuda (violas brasileiras) e Patrícia Gatti (cravo, espineta). Os músicos lançam o álbum O Cravo e a Rosa - Suítes Populares para Cravo e Violas Brasileiras, que batiza o dia de eventos, cuja entrada é gratuita.
 

No que tange à oficina, o duo ministrará uma atividade dedicada a violas brasileiras e cravo para estudantes de música e músicos. Patrícia é pós-graduada em cravo, com doutorado pela Unicamp, e tem sido uma das responsáveis pela atualização do cravo investindo no hibridismo de linguagens e a música brasileira. Integrou o grupo Anima desde a sua fundação, realizando turnês nacionais e internacionais e recebendo prêmios. Outro ex-integrante do Anima, Matsuda é violonista, violeiro, contrabaixista, arranjador e compositor. Já atuou em produções de importantes nomes da música brasileira e internacional. É responsável por trilhas sonoras de diversas peças de teatro e programas de TV.

Já a apresentação, a maioria das composições do repertório é de ícones da MPB, como Baden Powell, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Guinga, Edu Lobo e Hermeto Pascoal. O concerto está dividido em quatro partes: Celeste, Amorosa, Infância e Pescadores. Entre as músicas executados estão Stella Splendens in Monte, Paixão e Fé, Partita Nº 3 Prelúdio, Tema de Amor Para Gabriela, O Cravo e a Rosa, São Jorge, Pescaria e Milagre dos Peixes. 

"Esse caleidoscópio musical aos poucos foi se formando e as músicas foram se agrupando de forma muito natural. No final, ficou um trabalho muito redondo com grande sintonia rítmica entre mim e o Ricardo", contou Patrícia em uma nota. "Apesar de o cravo ser um instrumento de histórico aristocrático e a viola ser muito popular, o inusitado encontro de ambos produz uma sonoridade única e muito harmônica", destaca Matsuda, também em nota, o casamento de timbres do projeto. 

O Cravo e a Rosa - Suítes Populares para Cravo e Violas Brasileiras é o segundo trabalho do duo – sucessor de Contos Instrumentais (2009). Resultou da iniciativa contemplada no edital de música instrumental de 2015 do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). Sai sob a égide do selo Kalamata Música, da Direção Cultura Produções.

Serviço

O Cravo e a Rosa
Com Ricardo Matsuda (violas brasileiras) e Patrícia Gatti (cravo)

Oficina de violas brasileiras e cravo
Horário: 16h
Grátis

Apresentação
Horário: 20h30
Grátis

Quando: Sábado (5)
Local: Societá Italiana
Endereço: Rua D. Pedro I, 781 – Centro
Informações: (19) 3202-5400 (Campinas/SP)

Veja a seguir o duo em ação. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas