Sesc promove o programa Negro Somos Nós! a partir desta quarta

Fióti (Foto: Ênio Cesar/Divulgação)

O Sesc Piracicaba promove no mês em que se celebra Dia da Consciência Negra (20 de novembro) o programa Negro Somos Nós!. A iniciativa reúne shows, palestras, filmes, oficinas, vivências, entre outros, e inicia nesta quarta-feira (2). Às 14h, haverá uma conversa com a mãe dos músicos Emicida e Fióti, a Dona Jacira. No mesmo dia ainda acontece a exibição do filme feito pelos dois jovens,  Sobre Noiz, às 17h30. Antes, às 16h, o show Gente Bonita, de Fióti. Em todos, a entrada é gratuita. 
O documentário Sobre Noiz (assista ao trailer) foi feito durante a produção do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, do rapper e ativista Emicida. Ele visitou diversas comunidades para criar um panorama da realidade dos jovens que convivem fora dos padrões das classes mais altas. Já Gente Bonita é o primeiro álbum de Fióti, lançado este ano. A música que dá nome ao disco é uma mistura de baião com forró, kizomba e ijexá, uma parceria com o irmão Emicida. 
Entre as faixas do CD, está Obrigada, Darcy, uma releitura da canção de Emicida, Rael e Nave, feita em 2014, por encomenda para um projeto especial. Ela é uma homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro e foi gravada com as participações especiais de Thiago França (Metá Metá) e Caetano Veloso. 
Programação de Negro Somos Nós!
Dia 2 (quarta-feira)
14h – Palestra com Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti, no Teatro – retirada de ingresso com 1 hora de antecedência
16h – Show Gente Bonita, de Fióti, na Comedoria

17h30 – Cinema: Sobre Noiz, de Emicida e Evandro Fiotti (2016), no teatro – retirada de ingresso com 1 hora de antecedência.
Dia 6 (domingo)
14h – Oficina de Construção de Colares Africanos com Papel, no Espaço de Tecnologia e Artes – inscrição aqui.
Dia 8 (terça-feira)
20h – Filmes Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (Brasil, 2016), do diretor Belisário França, e Chocolate (França, 2016), do diretor Omar Sy. James, no teatro – retirada de ingresso com 1 hora de antecedência. Classificação: 10 anos (ambos).

Dia 12 (sábado)

15h – Bate-papo com o autor do cordel Preto Pio e O Êxodo de Capivari, Carlos Carvalho Cavalheiro, com a participação da Casa do Batuqueiro, na Comedoria
10h – Experimentando com o Corpo as Raízes Culturais do Brasil, Lilian Mattos Trivelin, na Sala de Expressão Corporal – também nos dias 13 (10h30), 19 (10h) e 20 (10h30) – inscrições e informações: (19) 3437-9292.

Dia 13 (domingo)

14h – Pintura Africana em Telhas, na Varanda – inscrições:  aqui.
16h – Show 100 Anos de Batuque, Comemoração do Centenário do Samba, com o grupo Samba e Prosa e participação de Anecide Toleto (do Batuque de Umbigada, de Capivari), no ginásio

Dia 18 (sexta-feira)

18h30 – Cabelo, Identidade e Autoestima, com Rafaelle Chris, Cristina Américo e Antônio Filogênio de Paula Júnior, na Comedoria

Dia 20 (domingo)

11h – Vivências Musicais Moçambicanas, com a cantora e pesquisadora Lenna Bahule, na Sala de Expressão Corporal

Dia 22 (terça-feira)

17h – Musical do Grupo Vivavós (pessoas acima de 60 anos), na Comedoria

Dia 25 (sexta-feira)

18h30 – Oficinas de Turbantes e Colares, com Cristina Américo, na Comedoria.

Comentários

Postagens mais visitadas