Virginia Welch apresenta 50 obras em 'Retratos da Vida' na Unimep

(Foto: Divulgação)
Por Naiara Lima
A artista norte-americano criada no Reino Unido e radicada no Brasil há 36 anos, Virginia Welch, apresenta seus trabalhos sobre a figura humana na exposição Retratos da Vida. A mostra começa esta sexta-feira (4), com abertura às 19h, no hall da Unimep Taquaral. No local será possível conferir, até o dia 26 de novembro, obras em nanquim, sépia, guache, grafite, sanguíneas, bastão aquarelável e pinturas em acrílico.
Retratos da Vida reúne 50 trabalhos sob a curadoria do crítico e historiador Fábio San Juan. Em release, ele destaca que a arte de Virginia gera empatia. "São pinturas e desenhos que mostram o que partilhamos em nossa humanidade. Um olhar que se estende com compaixão a seu próximo, semelhante, mas também muito diferente. E com a beleza que nos une e celebra nossas singularidades".
(Foto: Serjey Martins/Divulgação)
San Juan também ressalta a proposta de mostrar desenhos, algo pouco frequente entre os artistas locais. "A Virginia é desenhista de mão cheia, e apresenta uma confluência entre a sua formação acadêmica artística e sua escolha pela arte moderna, cujo o resultado é muito belo”.
Ao PiaparaCultural, a protagonista por de Retratos da Vida contou que expõe obras sobre o ser humano. "São unicamente retratos individuais ou de grupos. A maioria dos desenhos é de pessoas conhecidas, as pinturas são de quem conheço ou que imaginei, mas sempre inspiradas em situações ou condições reais. Por isso, o título”, disse.
Virginia também explicou a recorrência do tema em sua carreira. "A figura humana sempre foi recorrente, predileto, mas não exclusivo, em meu trabalho há muito tempo. Porém, nos últimos cinco anos, mais ou menos, me interessei também pela natureza", relatou, referindo-se à exposição Into Nature, realizada em maio deste ano, na Câmara de Vereadores.
(Foto: Serjey Martins/Divulgação)
A artista já fez várias mostras individuais das pinturas que estão em Retratos da Vida em Piracicaba, algumas delas selecionadas em SACs  (Salões de Arte Contemporânea) de Piracicaba, Paraty (RJ) e Rio de Janeiro. "Todavia, achei interessante mostrar mais uma vez algumas dessas obras na cidade, só que em um local diferente, como a Unimep, para um publico jovem." Ela ainda informou que aproveita para apresentar desenhos sobre o mesmo tema e alguns guaches nunca mostrados antes.
Serviço
Abertura da exposição Retratos da Vida, de Virginia Welch
Quando: Hoje
Horário: 19h

Local: Hall da Unimep

Endereço: Rodovia do Açúcar – SP-308, km 156 – Taquaral

Grátis
Visitação: até 26 de novembro, de segunda a terça-feira, das 8h às 22h, e sábados, das 8h às 16h.
Informações: (19) 3124-1515

Comentários

Postagens mais visitadas