Cine nos Bairros exibe o brasileiro 'Cafundó' e Sesc o francês 'Em Direção ao Sul'

(Reprodução)
Em novembro, o projeto Cine nos Bairros exibirá às terças-feiras o filme brasileiro Cafundó – exceto no feriado da Proclamação da República, dia 15. A projeção acontece na Sala de Exibição da Estação da Paulista, sempre às 14h, começando por hoje (1º). Também há mais cinema, com o Cineclube do Sesc, apresentando o francês Em Direção ao Sul, às 19h, no teatro da unidade. Em ambos, a entrada é gratuita. 

Cafundó é um drama dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti. Tem como protagonista o personagem João de Camargo (Lázaro Ramos). O elenco tem ainda Leona Cavalli, Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues. O filme recebeu 13 prêmios, alguns deles no Festival de Gramado (2005), além da menção honrosa no Los Angeles Pan African Film Festival (2006). 

Trata-se de uma obra de ficção inspirada em um personagem real saído das senzalas do século 19, um ex-escravo de Sorocaba (SP). João de Camargo, após deixar as senzalas, fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor. Também em choque, o personagem tem alucinações e acredita que vê Deus. Misturando suas raízes negras com o cristianismo, ele passa a acreditar que é capaz de curar e funda sua própria igreja. João torna-se, então, uma das lendas brasileiras, o Preto Velho. 

(Reprodução)
Em Direção ao Sul, dirigido por Laurent Cantet, revela o relacionamento de três mulheres estrangeiras com um homem de uma diferente cultura e etnia. Elas passam as férias em Porto Príncipe, no Haiti da década de 1980. Ellen (Charlotte Rampling) é uma arrogante mulher de Boston. Brenda (Karen Young) uma mulher inocente do meio-oeste norte-americano que esconde desejos masoquistas. Sue (Louise Portal) é brincalhona e adora sexo. Já Legba (Ménothy Cesar) é o jovem haitiano, objeto de desejo de todas elas. Ele busca liberdade para poder se comportar da forma que quiser, o que faz com que se envolva de forma distinta com as três mulheres. O filme é baseado em três romances do escritor haitiano Dany Laferrière –  que destila uma crítica social.

Cine nos Bairros A programação é promovida pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e pela Célula Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba). Além da agenda semanal na Sala de Exibição da Estação da Paulista, o projeto leva filmes aos bairros da cidade. Esta semana será exibido Peter Pan (EUA, 2015), na sexta-feira (4), às 20h, no Varejão do São Francisco (rua Uchôa, 488). No dia 12, às 20h, no Salão de Festas da Associação de Moradores do bairro Nova Suíça (estrada José Saul Chinelato, 760), haverá a exibição de Como Treinar Seu Dragão 2, dia 18, às 20h, no Centro Social do Novo Horizonte (rua Profª Laura F. de Campos Ferrari, 145), também com Como Treinar Seu Dragão 2, e no dia 25, às 20h, no Centro Social do Tatuapé (entre as ruas Carlos Brasiliense e Itararé), Peter Pan.

Serviço

Projeto Cine nos Bairros: Cafundó, dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti (Brasil, 2005)
Quando: terças-feiras de novembro (exceto no feriado do dia 15)
Horário: 14h
Local: Sala de Exibição da Estação da Paulista
Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1.580 – Paulista
Grátis
Classificação: 14 anos
Duração: 97 min
Categoria: Drama
Informações: (19) 3436-0466
Trailer: aqui

Cineclube Sesc: Em Direção ao Sul (França, Canadá, 2005)
Quando: Hoje
Horário: 19h
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Grátis – ingressos com 1 hora de antecedência
Classificação: 18 anos
Duração: 105 minutos
Informações: (19) 3437-9292
Trailer: aqui

Comentários

Postagens mais visitadas